Fragata Libertad


































































Fragata argentina atraca no Recife


Navio de guerra será aberto à visitação das 13h às 17h

JULIANA ARETAKIS



EMBARCAÇÃO vai circundar a América do Sul
EMBARCAÇÃO vai circundar a América do Sul
Da capital argentina, para a Capital pernambucana. Depois de quase um mês de viagem, a fragata A.R.A “Libertad” chegou aos mares recifenses, após uma parada no Rio de Janeiro. O navio de guerra da Marinha Argentina ancorou no final da manhã de ontem no Cais 7 do Porto do Recife, com mais de 300 tripulantes, entre eles os 91 formandos do curso de Guarda Oficial da Marinha, 27 oficiais e 185 praças. A partir da tarde de hoje até a quarta-feira, o navio-escola estará aberto para a visitação do público, das 13h às 17h. Sob o comando do capitão Guillermo Tyburec, a viagem de instrução é o último requisito para a conclusão do curso de cinco anos de formação dos marinheiros. Na quinta-feira o navio segue com destino à Venezuela, até circundar a América do Sul. Ao todo, serão 148 dias de viagem e mais de 13 mil milhas navegadas.

“A viagem instrutora tem duas finalidades. Uma delas é a prática para formar os novos guardas marinhos, para que eles consigam aplicar o que aprenderam na Escola Naval. E o outro é percorrer os países amigos como mostra de amizade, fraternidade, e de integração, além de levar a cultura argentina para outros países”, informou o comandante Tyburec. Esta é a 11ª vez que o “Libertad” aporta no Recife. “Isso é uma mostra de integração entre Brasil e Argentina, que começou entre as marinhas. É muito importante essa escolha da visita ao Recife durante a passagem pelo Brasil”, afirmou o cônsul da Argentina no Recife, Alejandro Suarez Hurtado.

De nacionalidade argentina, a aluna Viviana Guerra, de 24 anos, está aproveitan­do a viagem para colocar em prática o que aprendeu. “Nós temos muitos conhecimentos teóricos, mas aqui colocamos em prática e aprendemos muito. Assistimos às aulas e fazemos as avaliações todos os dias”, contou. Sobre o tempo longe da família, Viviana afirma que já chegou até a se acostumar. “A Marinha fica longe da minha casa, então estou há mais tempo fora e como temos muitas aulas, muito trabalho, tudo passa rápido, e não dá tempo para se preocupar”, afirmou.

Entre os tripulantes da Fragata, um brasileiro está a bordo do “Libertad” desde a parada no Rio de Janeiro. “Meu objetivo é representar o Brasil e estreitar os laços de amizade com a Marinha Argentina e a de outros países”, disse o 2º tenente Felippe Camilo Gomes. Esta é a 42ª viagem de instrução realizada pela fragata, que já visitou 58 países e mais de 400 portos. O navio-escola tem forma de veleiro e ficou pronto em maio de 1963 no estaleiro Rio Santiago, localizado a 50 quilômetros, a sudeste de Buenos Aires. A altura máxima do navio é de 49,8 metros. Ele ainda possui seis guinchos elétricos que permitem manobrar as 27 velas também responsáveis pela locomoção do navio. Dentro do “Libertad”, além das acomodações, e das salas de treinamento, existe um espaço de convivência, onde os tripulantes fazem as refeições e assistem à televisão. O visitante poderá ter acesso a todos os espaços do navio.

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Credo del oficial de Marina

Quien es Nilda Garre?

Venta de Estancia El Cóndor, de Luciano Benetton, en 38 millones de dólares.